quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

De anta a zangão... vamos valorizar a nossa fauna!!


Eu sou bióloga e atuo na área de pesquisa (assunto para próximos posts) e também sou professora de ensino fundamental. Na minha convivência com diferentes pessoas, (o universo escolar nos permite conhecer muita gente!!), observei algo que me incomoda demais: os brasileiros não conhecem a fauna do país! Pergunte a qualquer criança (adulto também) qual animal ela gosta. Certamente a resposta será algum animal exótico: leão, urso-panda, girafa, elefante, tigre.... até mesmo na hora de comprarmos um bichinho de pelúcia, raramente encontramos um que seja cópia de alguma espécie que habita as nossas florestas. 

Vocês também já observaram isso? 

No fim do ano passado fui a uma apresentação de final de ano de uma turminha do terceiro ano do ensino fundamental....o tema era meio ambiente e as crianças estavam vestidas com fantasias que representavam os elementos da natureza: água, vento, flora, fauna (não lembro os outros), Adivinhem qual era a fantasia da criança que representava a fauna?? LEÃO. Tudo bem que a professora possa ter feito uma abordagem mundial, mas perdeu uma ótima oportunidade de valorizar e divulgar a nossa fauna. 

Então, eu suplico, quem trabalha com educação, ou industria de moda (estampas em roupas), ou artigos infantis (brinquedos, material escolar, etc), fiquem atentos a isso, afinal, a nossa fauna é tão bonita e tão rica que merece (e precisa) dessa valorização!

Coloquei uma fotinho de onça para ilustrar um pouquinho a nossa fauna!!

bj

Um comentário:

Pâmela disse...

Gostei das dicas sou prof. de educação infantil e realmente sempre fazemos trabalhos com os animais de outros países. Fiz uma pesquisa e descobri a origem de alguns animais - confirma?
leão = África
elefante - Africa
tigre - Ásia
urso - America do Norte
girafa - África
hipopótamo - Africa
crocodilo - America do Norte

Valeu, foi uma boa dica!!